fbpx
Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

O Segredo das Melhores Empresas do Mundo.

Por mais de 15 anos tive o privilégio de atuar como Consultor de Endomarketing e Comunicação Corporativa, ao lado de grandes líderes e equipes de trabalho.

Endomarketing é uma área do marketing que traça estratégias para as necessidades internas de todas as áreas da empresa utilizando a comunicação como principal ferramenta.

Minha função era “traduzir” informações técnicas e complexas para linguagens e formatos adequados, capazes de impactar os diferentes públicos que existem dentro de uma grande empresa, desde o chão de fábrica até o presidente.

Conceitos e Ferramentas como Qualidade Total, Melhoria Contínua, Lean, Saúde, Segurança e Qualidade de Vida, Responsabilidade Ambiental e Social, Integração de Canais de Vendas, Relacionamento e Pós-Venda, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística, Plano de Carreira, Programas de Valorização e Motivação…

Participei dos mais variados cursos, treinamentos, palestras, dinâmicas, estudos de cases de sucesso e fracasso. Era preciso antes aprender para depois comunicar. Foi preciso também, adaptar essas informações às realidades de cada empresa. Cada uma tem uma nacionalidade, a sua cultura organizacional e seus objetivos estratégicos.

Quando Emlio Ricci iniciou os estudos em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Marketing na PUC, já liderava uma das mais respeitadas agências de publicidade especializada em varejo na região de Campinas. Se especializou em Endomarketing e Comunicação Corporativa tendo como clientes grandes empresas nacionais e internacionais. Empreendedor desde sempre, nunca teve um emprego formal. E foi pensando em potencializar seus mais de 30 negócios nos mais variados nichos, que criou a metodologia Sistema para Gestão de Estratégias (SGE) que reúne os melhores e mais efetivos conceitos e ferramentas estratégicas que viu funcionar nas grandes empresas adaptadas para a realidade dos pequenos e médios empreendedores. Através de mentorias e consultorias presenciais, já implementou o SGE em mais de 255 pequenos e médios Negócios, causando verdadeiras transformações nos resultados e nas vidas das pessoas que deles dependem. Seu maior objetivo agora é potencializar essa transformação e levar o Sistema para Gestão de Estratégias (SGE) ao maior número de empreendedores possível através da internet e de suas ferramentas de comunicação.

Apliquei no mercado corporativo as mesmas técnicas e ferramentas da propaganda e marketing direto, que já utilizava com sucesso para clientes da LUZ Comunicação, minha agência de publicidade na época.

Revolucionamos a forma dessas grandes empresas se comunicar internamente. Nossas campanhas atingiram altíssimos níveis de efetividade comprovados. Os resultados foram incríveis e vieram rapidamente. Foram inúmeros cases de sucesso, replicados em outras plantas e unidades, dentro e fora do Brasil. Reconhecimentos internos e externos como premiações nacionais e internacionais. 

Havíamos criado uma nova forma de Solucionar os Problemas de Comunicação Interna, que funcionava independente da empresa que a utilizasse, com resultados comprovados e que transcendia os portões das empresas.

Foi aí que eu percebi uma coisa que mudou completamente minha forma de enxergar um Negócio

O Segredo dessas grandes empresas, chamadas de “Alta Performance” é sempre querer fazer melhor aquilo que já fazem muito bem feito.

Então me perguntei: Por que não fazer o caminho inverso? Afinal tinha percebido que a diferença de uma pequena empresa para uma multinacional não era o tamanho físico, o faturamento ou o número de pessoas que trabalham. Isso tudo é decorrente do negócio.

Descobri que: a ÚNICA diferença dos pequenos e médios negócios para as maiores e melhores empresas do mundo era a Forma de Solucionar seus Problemas.

É isso que essas empresas buscam ser especialistas: Transformar Todos os Problemas das áreas do Negócio em Soluções Efetivas, ou seja, eficientes e eficazes.

Desta forma, criam um ciclo vicioso “do bem” de geração contínua de resultados sempre melhores que os seus e dos seus concorrentes. Afinal de contas, seus concorrentes também possuem Problemas. O Sucesso do Negócio, deixa de ser apenas um Objetivo e passa a acontecer como uma Consequência Natural das ações e estratégias adotadas.

Resolvi levar para o universo dos pequenos e médios negócios aquilo que as maiores e melhores empresas faziam para serem quem são. Adaptei aqueles Conceitos e Ferramentas que vi de perto funcionando, para a realidade dos Pequenos e Médios Empreendedores afinal, eu sou um deles!

tive ou tenho negócios no segmento industrial, de prestação de serviços, no varejo físico e online e até no terceiro setor. Vivo na prática, desde os meus 14 anos, a desafiante jornada de ser empreendedor no Brasil. E sei como é raro e caro buscar e implementar esse tipo de conhecimento e experiência.

Os pequenos e médios empreendedores acabam contando com a sorte ou usando a intuição para lidar com problemas para comprar, para vender, para entregar, para atender, para fidelizar, para pagar, para receber, para lucrar, para contratar, para treinar, para pagar impostos, para crescer ou para sobreviverEmpreender no Brasil é uma verdadeira missão, digna de super herói.

Um Negócio é como um barco à vela navegando em alto mar. Ou você assume o controle e utiliza os ventos a seu favor ou então vai navegar em direções aleatórias e chegar em destinos desconhecidos, indesejados e alguns, sem volta. Vale lembrar que uma empresa é uma pessoa jurídica que possui responsabilidades legais hereditárias como uma pessoa física. Pior que não atingir o sucesso em seu negócio é deixar uma herança de dívidas e até mesmo de consequências piores. O que os pequenos e médios empreendedores precisam entender que o problema não é ter problemas. Mas sim não saber lidar com eles.

Nasceu então uma metodologia que batizei de Sistema de Gestão de Estratégias, ou SGE, que já foi utilizada com absoluto sucesso por mais de 255 empreendedores, profissionais liberais e autônomos através de consultorias e mentorias presenciais. E o mais incrível é que os resultados positivos nesses pequenos negócios foram proporcionalmente  maiores que nas empresas de grande porteO impacto positivo de uma decisão bem tomada nos pequenos negócios é maior, mais rápido e mais barato que para uma multinacional.

E o melhor: essa metodologia é extremamente didática e acessível. Não exige formação ou conhecimentos técnicos anteriores, nem abre mão daqueles que já existam. Associa toda experiência prática aos conceitos de alta performance

O desafio agora era levar essa metodologia para o maior número de pequenos e médios empreendedores que estão ou se sentem perdidos, sem rumo e sem direção. Que querem assumir o controle do seu Negócio, alavancar e acelerar em direção do Sucesso.

E foi justamente por isso que resolvi criar o Canal Super Estratégico: para compartilhar todo esse conhecimento e experiência que vivi (e vivo) e essa poderosa e eficaz metodologia, o Sistema para Gestão de Estratégias (SGE).

As 5 Fases do Sistema para Gestão de Estratégias (SGE)